segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Quando começou a confusão Umbanda x Espiritismo!

Ainda sobre a postagem anterior, onde contei sobre o caso de um taxista que se intitulou "espírita" quando na verdade era umbandista! Claro que todo efeito tem uma causa, pois o taxista do post em questão não é o único que se intitula espírita quando na verdade bater tambor louvando caboclo e preto velho! 

Então pesquisei sobre o tema na rede e conclui que pode ser (além de vergonha) mais uma questão cultural. Acompanha meu raciocínio:

Em mil novecentos e antigamente eram proibidas as práticas espíritas devido ao charlatanismo, pois nessa época (ainda hoje existe, né?) muitas pessoas se aproveitavam dos mais inocentes ou desesperados prometendo milagres em troca de dinheiro! Sendo que a falta de informação aliada ao preconceito dificultava o trabalho das casas espíritas. 

Em 1930, o presidente da FEB (Federação Espírita Brasileira) conversou com Getúlio Vargas e mostrou pessoalmente para o então presidente o que era o espiritismo, que entendeu e liberou legalmente o funcionamento dos centros espíritas! 

Nessa época a Umbanda já havia sido fundada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas através de Zélio Fernandino de Morais, e também sofríamos perseguição pois éramos confundidos com praticantes de magia negra e feitiçaria! (Alguma semelhança com o presente!?)

Quando Getúlio autorizou o funcionamento dos centros espíritas, os terreiros de umbanda adotaram em seu nome "CENTRO/TENDA ESPÍRITA" para poder funcionar legalmente. Além disso, passaram a adotar TUDO que lida com espíritos como ESPIRITISMO! O resultado é a confusão que se faz até hoje!

O fato é que ESPIRITISMO é uma coisa e UMBANDA é outra. São duas religiões diferentes, mas com algo em comum: a CARIDADE! 

"Porque fora dos preceitos da verdadeira caridade, o espírito não poderá atingir a perfeição para a qual foi destinado. Tendo-a por norma, todos os homens são irmãos e qualquer que seja a forma pela qual adorem o Criador, eles se estendem as mãos, se entendem e se ajudam mutuamente." 

Fontes: 
CENTRO DE ESTUDOS ESPÍRITAS VINHA DE LUZ - LONDRINA / PR 
Canal youtube Yeah (Canal sobre espiritismo)

sábado, 16 de janeiro de 2016

Canais sobre Umbanda no Youtube! (recomendo)

Hoje vim aqui compartilhar com vocês alguns canais de Umbanda no youtube que acompanho!

Se inscreva nesses canais e aproveitem o tanto de informação sobre Umbanda que eles compartilham!

O Jovem Umbandista (Ederson Melo)




Umband'boa (Marcio Klain)




Canal Umbanda T7 (Adérito Simões)




Em breve posto os vídeos no canal do Blog! Então, cliquem na aba vídeos no menu lá em cima e se inscreva no meu canal também! :)










quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Sou espírita ou Umbandista????


Estava em um taxi e observei os fios de conta preto e vermelho do taxista pendurado em seu espelho retrovisor. Conversa vai, conversa vem, até que ele diz: "Sabe moça, eu sou espírita..." - Não deixei ele continuar o que ia falar e perguntei: "O senhor é espírita do candomblé ou umbanda?", ele engasgou e respondeu: "Umbanda!".

Pra que engasgar? Pra que esconder? Pra que ter vergonha? Por que não dizer SOU UMBANDISTA ao invés de "sou espírita"? 

Fiquei pensando sobre isso e conclui que as pessoas tem medo do que os outros vão achar! Será que se eu disser que sou umbandista, vão pensar que faço macumba para os outros? Será que se eu falar que sou umbandista vão pensar que saio colocando despachos em encruzilhadas? Será que isso? Será que aquilo?

Pra que o medo, meus irmãos?

Lutamos tanto para difundir uma doutrina própria de amor, caridade e doação! Se existem pessoas que acabam com a imagem da umbanda se dizendo umbandista e 'arriando' galinhas mortas pelas encruzilhadas, o problema é deles!!! Infelizmente, não possuímos uma federação que vá atrás dessas pessoas para que não permita eles usarem o nome da umbanda! Mas não é por isso que vamos ter vergonha de quem somos! 

Dizer que você é espírita agride menos, né? Parece algo mais branco, né?

É claro que todo umbandista é espírita! Acreditamos nos espíritos, acreditamos na reencarnação, acreditamos no plano espíritual e seus ensinamentos. OK! Mas quando alguém esconde que é umbandista, na maioria das vezes é VERGONHA!

Eu não tenho nada a ver com o preconceito do outro! Não estou nem aí que vão pensar que faço magia negra ou coisa do tipo! Isso não me pertence!

Sou Umbandista, sim! Danço ao som do tambor, sim! Minha religião cultua NEGRO, sim e se você soubesse como esses negos ensinam sobre a vida, ia querer "empretar" também! 

Raiane Carné

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Meta (nada clichê) para um novo ano



Este fim de semana o sol deu uma trégua aqui no Rio de Janeiro e se escondeu um pouco, dando possibilidade de refrescar o tempo. Então, eu decidi ir à praia! - Ué? Decidiu ir à praia sem sol? - Sim! Não existe nada melhor para refletir do que estar à beira mar, com um vento fresco no rosto e praia vazia! O que é impossível quando se está sol aqui no RJ.

Eu precisava olhar pra frente e descobrir como encarar esses novos 365 dias de páginas em branco que vinham pela frente. Pensei no que eu quero ser e cheguei a conclusão que quero ser uma pessoa mais calma, uma médium exemplar perante os guias que me assistem, uma boa filha e uma pessoa que faz a caridade por mim e não somente através dos guias. 

Entenda bem: Quando você diz que está fazendo a caridade no momento que está incorporado, você está enganado e se iludindo! Quem está prestando a caridade é o GUIA! Afinal, quem está ajudando o consulente é ele, certo? Você está ali somente para emprestar seu corpinho! É muito fácil vestir uma roupa branca e incorporar uma entidade! Mas eu lhe pergunto: O que VOCÊ, através de você mesmo, está fazendo pelas pessoas ao seu redor?

Questionei a mim mesma o tempo todo em minhas reflexões na praia. O que eu faço pelos outros? Claro que através da mediunidade estamos ajudando também... mas isso não basta! Precisamos fazer por nós! Sozinhos, acordados, na condição de encarnados! - Pense comigo: de que adianta seu guia, através do seu canal mediunico ajudar 100 pessoas e você ignorar aquela velhinha com dificuldades de atravessar a rua! Ou você ver uma pessoa deixando cair um dinheiro na calçada, não avisa-lo e ainda pegar o dinheiro pra você ou ainda um vendedor te dar o troco errado para um valor maior e você não devolver!? De que adianta o guia que você incorpora ajudar os outros, se a sua conduta fora do trabalho mediunico é digna de desgosto perante à eles? - Fique alerta nas situações mínimas do dia-a-dia para fazer o bem!

Bom, esse ano eu quero fazer diferente! Quero fazer por mim! E você? Temos 365 novas oportunidades de fazer o bem ao próximo! Estou viva! Preciso me sentir viva! Me doar, doar meu tempo! Portanto, esse ano a meta não será emagrecer, pois estou feliz com o meu corpo do jeito que ele é. Também não será arrumar um namorado, pois sou feliz demais no amor! A meta é ME DOAR!

Comecem o ano repetindo a sábia e famosa frase: "Fora da caridade não há salvação!"

E então, vamos nos doar!?

Feliz 2016!
Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger