Limpar o Gongar, o banheiro, a cozinha, o chão, os armários. Lavar, esfregar, passar pano, jogar água, secar o chão... quando estamos limpando, limpamos nosso interior e isso reflete no exterior. Falo por experiência própria !
Desde o primeiro dia que entrei pra uma casa de Umbanda, não foi difrente. "Aqui é assim, todos fazem tudo." - Disse a Mãe. - As tarefas eram divididas. Enquanto um limpava aqui, o outro irmão limpava ali e lá fui eu, ao me juntar a casa, começar a limpar também. A cada esfregada no chão, sentia sair junto com a sujeira toda tensão que era acumulada no dia a dia e todas as impurezas ao longo desses 23 anos. Depois de ver tudo limpo, cheiroso, dava pra sentir a luz que saía do chão, a energia boa que fica um ambiente limpo por NÓS.
Afinal, somos FILHOS DA CASA e é nosso DEVER manter aquele chão que nos acolhe bem limpinho, até porque é naquele chão que os nossos guias de fé são enviados para pisar.
E quem me viu, quem me vê. Logo eu que não sabia lavar um prato, tinha nojo de panela e lavar um banheiro nem pensar. Hoje é com prazer que eu pego a vassoura, o pano e esfrego até brilhar, para que ali seja feita a caridade, para que as pessoas que ali frequentam se sintam bem, acolhidas, em paz.
Leio por aí alguns iniciantes perdidos sem saber por onde começar. Que tal começar com uma limpeza? Limpeza essa, que refletirá em todo seu interior!
A limpeza também tem AXÉ !
Hoje resolvi limpar meu quarto todo. Acordei as 7 da manhã e desde então estou separando roupas para doar, coisas que não servem mais, coisas que vão direto para o lixo. Fazendo isso, me deu a inspiração pra esse post.
A limpeza que faço na minha casa, também leva harmonia pra minha alma.
Beijos, deixa eu continuar a faxina aqui ! ;]
Muito bom texto.. Parabéns!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdorei o post! Admiro muito vc.. te acho linda! kkkkkk
ResponderExcluirOi Docinho
ResponderExcluirParticipo de algumas comunidades em comum e resolvi visitar o blog, adorei!!! Também me sinto transformada a cada dia depois que entrei para a Umbanda, quanto ao post, limpeza é essencial para alma, jogar fora aquilo que não nos serve mais (sentimentos, ações, posturas)é engrandecer-nos!!! Parabéns e que o Pai Supremo a ilumine sempre!!! Bjuss
Como você já me disse isso, haha s3
ResponderExcluirBoa noite lindinha!
ResponderExcluirAmei a sua matéria. Pelo que vc falou vc frequenta uma casa de umbanda, tem todo o seu ritual próprio, fundamentos, etc.
Eu me iniciei na umbanda, sou coroada nas 7 linhas da umbanda. E o meu orisà, levou-me ao candomblé, para feitura, e continuidade de minhas obrigações e axé. Estou aqui hoje, fazendo um desabafo; estou terminado as minhas iniciações na nação candomblé ketu. É uma outra história, universo, fundamentos, etc. Infelizmente, são os fatos, na casa dele, não existe essa concepção de limpeza, de lavar o chão toda hora. E, o roncó, banheiro, não são lavados toda semana. Um dia desses, até me ofereci para uma faxina, e ele quedou-se silente. É um dos motivos, porque tem outros mais, para eu me distanciar, e buscar outra casa de axé.Tenho a mesma opinião que vc. comungo das mesmas idéias, limpeza atrai sorte, prosperidade, axé, felicidade, tudo de bom, paz, etc.
Casa de orisà, tem que ser permanentemente limpa, higienizada, perfumada, e a manutenção deve ser constante, não só dia de obrigações. É da própria essência da casa de axé.
Onde fica o orisà, no meio da sujeira, que axé é esse?
HVFERNAND
DOFONA DE OYA