segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Quando começou a confusão Umbanda x Espiritismo!

Ainda sobre a postagem anterior, onde contei sobre o caso de um taxista que se intitulou "espírita" quando na verdade era umbandista! Claro que todo efeito tem uma causa, pois o taxista do post em questão não é o único que se intitula espírita quando na verdade bater tambor louvando caboclo e preto velho! 

Então pesquisei sobre o tema na rede e conclui que pode ser (além de vergonha) mais uma questão cultural. Acompanha meu raciocínio:

Em mil novecentos e antigamente eram proibidas as práticas espíritas devido ao charlatanismo, pois nessa época (ainda hoje existe, né?) muitas pessoas se aproveitavam dos mais inocentes ou desesperados prometendo milagres em troca de dinheiro! Sendo que a falta de informação aliada ao preconceito dificultava o trabalho das casas espíritas. 

Em 1930, o presidente da FEB (Federação Espírita Brasileira) conversou com Getúlio Vargas e mostrou pessoalmente para o então presidente o que era o espiritismo, que entendeu e liberou legalmente o funcionamento dos centros espíritas! 

Nessa época a Umbanda já havia sido fundada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas através de Zélio Fernandino de Morais, e também sofríamos perseguição pois éramos confundidos com praticantes de magia negra e feitiçaria! (Alguma semelhança com o presente!?)

Quando Getúlio autorizou o funcionamento dos centros espíritas, os terreiros de umbanda adotaram em seu nome "CENTRO/TENDA ESPÍRITA" para poder funcionar legalmente. Além disso, passaram a adotar TUDO que lida com espíritos como ESPIRITISMO! O resultado é a confusão que se faz até hoje!

O fato é que ESPIRITISMO é uma coisa e UMBANDA é outra. São duas religiões diferentes, mas com algo em comum: a CARIDADE! 

"Porque fora dos preceitos da verdadeira caridade, o espírito não poderá atingir a perfeição para a qual foi destinado. Tendo-a por norma, todos os homens são irmãos e qualquer que seja a forma pela qual adorem o Criador, eles se estendem as mãos, se entendem e se ajudam mutuamente." 

Fontes: 
CENTRO DE ESTUDOS ESPÍRITAS VINHA DE LUZ - LONDRINA / PR 
Canal youtube Yeah (Canal sobre espiritismo)

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Não acredito que seja vergonha intitular-se espírita quando na verdade se é umbandista. Entendo, é claro, a diferença entre as duas religiões, entretanto vivemos meio uma sociedade preconceituosa que julga sem conhecer, e que dependendo do contexto onde você se encontra infelizmente pode ser prejudicado por expor sua religião. Acredito que por conta desse preconceito e pelo fato de que os adeptos de religiões diversas não são tão avançados para ter no mínimo respeito pela religião alheia, não temos necessidade de contar a um terceiro, sem necessidade, que somos umbandistas!

    Um abraço.
    KCS

    ResponderExcluir

Olá ! Fique a vontade para comentar, lembrando que acima de tudo respeito é bom e todos gostam ! =)

Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger