sábado, 5 de novembro de 2011

Vamos ao inicio... - parte I


Recebi uma sugestão de postagem e vou tentar colocar em palavras de forma clara, pois esse é um tema que em sua forma varia de casa para casa, pessoa para pessoa. Bom, vou dar a MINHA visão da iniciação na Umbanda. Vamos começar pela decisão de fazer parte da corrente mediúnica, o desenvolvimento, enfim, espero que eu consiga me expressar bem.

A maioria das pessoas procuram uma casa Umbandista pois estão precisando de alguma coisa, mesmo que seja um conselho, uma cura, uma benção. Nessa de frequentar, chega alguma entidade e diz que você é médium e precisa colocar a roupa branca. Alguns são até mais radicais, dizendo que sua vida só irá andar se você trabalhar com suas entidades. - LENDA! - ao meu ver, cada um tem o seu livre arbítrio. Guia de luz não vai atrapalhar a sua vida, só porque você ainda não optou por entrar numa corrente, isso de atrapalhar vida está mais para obsessor.

Tenha em mente que a decisão deve ser tomada UNICA e EXCLUSIVAMENTE por VOCÊ. Afinal, você tem o seu livre arbítrio e liberdade para escolher a sua vida espiritual. Inicie o contato com o seu guia e se deixe levar pelos sinais que ele irá te dar - acredite, eles dão sinais mesmo.

Seu guia vai te mostrar aos poucos que estar em uma corrente de umbanda, será bom para o seu crescimento espiritual e material. Veja bem, não que estar lá vai fazer você subir na vida, mas que você vai obter conhecimento, rever valores, ampliar a conexão com o sagrado, vai!

Então você decide entrar para o terreiro. Essa decisão culmina em cumprir os deveres de um filho da casa, vestir a roupa branca e iniciar um LONGO caminho de flores e espinhos. É dedicação, exige tempo! Exige perder o seu domingo, seu sábado, seu feriado, aquela festa com os amigos ou aquele chopp com o pessoal do trabalho.

Ao decidir entrar para uma casa, você precisa observar MUITO tudo o que acontece ali. Observe os filhos da casa, se eles estão com semblante de satisfeitos, observe o clima entre os irmãos, observe o jeito como o zelador(a) trata seus filhos. Pergunte sobre como a casa é mantida, sobre mensalidade, sobre horários, sobre a hierarquia da casa, sobre o tempo em que você terá que se disponibilizar para a dedicação mediunica, sobre como é o desenvolvimento, ou seja, pergunte tudo sobre como é o funcionamento ali, parece besteira mas faz uma diferença enorme.

Vou finalizar a primeira parte com um trecho que gostaria que vocês lessem com bastante atenção, pois não há iniciação na Umbanda sem a decisão tomada de preferência com sabedoria! É muito importante ter tudo isso em mente, antes de dar qualquer passo! Segue o trecho:

"A primeira coisa que se busca em uma religião é conforto e orientação. Você busca uma forma de ver a vida. Para isso é preciso informação, orientação e ternura. Todo mundo quer ser bem tratado. (...)
A religião é ótima e os Orixás são puro amor. Mas a natureza humana é a mesma e alguma coisas são exacerbadas ali dentro, assim, avalie bem se o ambiente que você esta frequentando faz bem para você.

Não bastam os Orixás. Eles estão em todo o lugar. Avalie as pessoas, a educação delas e o respeito ao próximo que elas demonstram. Essa tem que ser a primeira avaliação."*
(Blog orunmila-ifa)

No proximo post, vou falar sobre o Amaci ! Até lá !

Sarava Umbanda !

*Na postagem, o autor falava sobre a decisão de iniciação no Candomblé.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. A Umbanda é feita de magia, de vivência, de di-a-dia, mas como todo começo, é complicado, é dificil entender, se achar, geram-se as duvidas, e é sempre bom saber que temos irmãos de fé para nos ajudar, para compartilhar as experiências.
    Que Nosso Pai Oxalá, nos abençõe e nos guie por esse caminho tão dificil, mas tão prazeroso!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Excelente, explicação, eu estou amando este blog!Suas explicações em discernir entre a religião e o "lidar" com o ser humano foi de uma extrema inteligencia. Eu fui iniciada no "candomblé", amo meus orixás, mas nunca fui de ficar dentro de barracão direto, devido a "lidar" com o ser humano...é...dificil, então após 23 anos de feita na nação, hj, encontrei uma casa de UMBANDA verdadeiramente pura, com muita luz e muita benção e muito axé, ocorre que surgiu a dúvida!Será q eu posso colocar roupa na Umbanda, sendo eu uma ebòmi de nação kêto?Tenho receio que os babalorixás por seu interesse digam que isso não pode acontecer, será que eu posso conciliar os dois?Se vc puder me ajudar, meu e-mail é:drangeladoke@ig.com.br, um gde abraço e que DEUS continue te iluminando.

    ResponderExcluir

Olá ! Fique a vontade para comentar, lembrando que acima de tudo respeito é bom e todos gostam ! =)

Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger