Bom dia,
Todos sabem que sou Umbandista e defensora da Umbanda o menos traçada possível com o Candomblé. Não me convide para o Umbandomblé porque não gosto e cada vez que visito mais casas, mais confirmo o quanto NÃO acho legal essa mistura. A única casa que ainda vou que possui a mistura, é a casa onde iniciei o desenvolvimento, fora essa, nem me convide !
Enfim, eu sou Umbanda, gosto da Umbanda, dos meus "veinhos", dos caboclos, das crianças e de todos que agregaram somente pra somar nos trabalhos voltados para o BEM ! E Umbanda onde comecei a desenvolver, não há o sacrifício de animais e, por isso, até uns anos atrás eu levantava a bandeira contra, pois não podia nem pensar em maus tratos com os bichos. Pura ignorância.
Foi quando lendo sobre o assunto imolação, me deparei com a seguinte pergunta: você é vegetariana? - não. Ou seja, a CARNE que comemos não é plantada em árvores !!! Portanto, o churrasco suculento, o peru de natal, o frango ensopado, TODOS passaram pelo abatedouro e, acreditem, são mortos de forma muito estupida (existem videos no youtube mostrando isso).
"Um um terreiro quando se esta em meio a um grande procedimento litúrgico o sacrificio é usado para gerar alimento e esse alimento será consumido nos muitos dias por todos os que trabalham na casa."
Peguei esse trecho de um blog¹ que leio assiduamente, pois está explicando de forma simples e clara que o animal sacrificado gera ALIMENTO para todos que ali estão trabalhando. É simples! Então por que tanto preconceito? Não respeitar essa prática é intolerância religiosa, SIM .
Procuro respeitar o ritual alheio. E embora não seja praticante do Candomblé e nem do sacrifício de animais, RESPEITO. Como falei no inicio da postagem, se discordo nem passo perto.
Se cada um ficasse no seu quadrado, talvez o ser humano crescesse mais. Pois cada culto tem seus ensinamentos para que o praticante busque ser uma pessoa melhor! Creio que se cada um se conectasse com esses ensinamentos, o mundo seria um lugar melhor de se viver. Sem ataques, sem preconceito, sem soberba, sem guerra de egos, cada um no seu canto crendo em sua verdade e RESPEITANDO a verdade do outro, acima de tudo.
Vou finalizar com um trecho de um artigo² que li esses dias:
"Não sabemos da onde vem a carne que chega a nossas mesas,
e nem questionamos isso. Não questionamos
por que precisamos comer, e não queremos ser lembrados.
Vai que alguémestrague nosso jantar
refletindo sobre essas questões."
Beijos, reflitam !
________________________
Vale a pena ler o blog todo, o autor escreve de forma simples e clara sobre os temas que desenvolve.
Vale a pena baixar o arquivo e ler.
O artigo foi escrito por Rafael Silveira, autor do Blog Exubandeiro.
Olá, estou lendo seu blog e gostando muito. Sempre tive dúvida em relação á isso, gostaria de saber: como fica esta questão no caso de eu ser vegetariana/vegana? Estou me interessando muito pela Umbanda; mas confesso-lhe que sinto receio em pensar em sacrificar um animal, seja lá para qual motivo for, vejo toda vida como algo a ser valorizado, e por esse motivo, não concordo com nenhuma forma de exploração (seja para alimento, roupas, sapatos, entretenimento em circos e zoos) porque acho que podemos viver bem de formas á não causar sofrimento nessas criaturas que não podem se defender na mesma medida. Fico emocionada lendo sobre a Umbanda, parece ter muito a ver com as coisas que eu acredito, mas minha mente fica confusa porque há coisas que eu não entendo. Por favor, me dê uma orientação sobre esse tema! Abraços!
ResponderExcluir