terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O que fazer ao visitar um terreiro de umbanda?

Você decidiu visitar um terreiro de umbanda? Legal! Então se atente à alguns detalhes fundamentais para não cometer nenhuma gafe e respeitar o lugar em que você irá visitar.

1. Com que roupa eu vou?

Vá com uma roupa leve, de cor clara e lembre-se que você está indo em um TEMPLO SAGRADO, então evite shorts, saias curtinhas, decotes, roupas transparente e decotadas. Mas A maioria dos centros de Umbanda pedem pra tirar os sapatos pra ir até o gongar e aí imagina você com aquela sandália super difícil de calçar, com mil e uma presilhas. Portanto vá com um calçado confortável, para que na hora do passe ou consulta, facilite você colocar e tirar. 

2. Horários

Procure chegar no horário de início para conseguir participar da abertura da gira e se conectar com a egrégora ali formada. Chegando no horário você consegue participar das orações que precedem o trabalho, dos cântigos de abertura e, assim, tenho certeza que a sua consulta será muito mais bem aproveitada. - Falo por experiência própria!

3. Respeito

Ao entrar em um terreiro de Umbanda, RESPEITO! Ali é uma casa sagrada, portanto respeite cada canto. Por exemplo, alguns centros permitem fumar em alguma área da casa, então se você fuma, procure se informar se ali é permitido fumar e em qual área! Não saia acendendo o cigarro, ok? 

Não fale alto, faça silêncio durante os trabalhos. O silêncio é oração! Enquanto você espera a sua vez de tomar um passe ou se consultar, fique em silêncio, pensando em coisas boas ou apenas medite, esvazie a mente, mas nada de ficar de conversinha fora de hora. Para isso, muitos centros fazem intervalo durante a gira.

4. Educação

Não fique reparando o local! Muitos centros são simples e humildes, enquanto outros são extremamente luxuosos. - A verdade é que nada disso importa! O que importa mesmo é a assistência e caridade que o centro presta. Então não fique reparando de canto de olho cada canto da casa. Não fique perguntando o que é cada coisa ali, apenas para saciar sua curiosidade. Se existe algum elemento em algum lugar, é porque assim foi determinado e pronto, não cabe à uma pessoa de fora ficar perguntando sobre! Portanto, antes de fazer uma pergunta, avalie se é pertinente ou é apenas uma curiosidade superficial.

5. Durante a consulta com a entidade

Primeiramente, se concentre no seu atendimento. Foque no objetivo que levou você ali e evite falar sobre 1 milhão de assuntos com a entidade, fale do que realmente é relevante. Lembre-se que, assim como você, tem uma fila de pessoas esperando para conversar com o guia que está lhe atendendo! Achou a consulta ruim no seu ponto de vista? A entidade não está falando nada com nada? Agradeça à entidade e se retire educadamente! Nada de arrumar confusão ou tirar satisfação com entidade ou médium. Podem existir "N" motivos para isso acontecer, mas faça a sua parte e busque outra entidade para conversar em um outro dia.

6. Gratidão

Ao ir embora, agradeça mentalmente ou pessoalmente (se houver oportunidade) ao guia chefe daquele terreiro por ter lhe recebido. Ele irá receber o seu sentimento de gratidão, onde ele estiver!


Umbanda é humildade, caridade e amor! Preencha o peito com esses sentimentos e vá, mas não se esqueça de respeitar como qualquer templo sagrado! Os Orixás agradecem e os guias espirituais também!

Raiane Carné

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá ! Fique a vontade para comentar, lembrando que acima de tudo respeito é bom e todos gostam ! =)

Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger