quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Como receber o visitante no seu terreiro


Na maioria das vezes, um visitante procura um terreiro quando deseja ajuda espiritual ou para alguma causa material. Buscam o centro de Umbanda muitas vezes, após esgotados os outros recursos e, por isso, concentram ali a esperança para a resolução de seu problema. Cada visitante chega de um jeito: alguns mais tímidos e retraídos, outros com a aflição estampada no rosto, outros mais à vontade, outros bastante curiosos, enfim, são infinitos trejeitos que reparo assim que pisam na casa.

Na minha idéia de centro de umbanda perfeito (hehehe), todo centro deveria deixar no portão um médium obreiro afim de dar boas vindas e fazer com que, logo de cara, o visitante sinta-se acolhido. Mas também entendo a correria pré-gira, a nível de organização, concentração e uma lista enorme de tarefas a se fazer para a preparação da sessão, quase sempre impossibilitando o remanejamento de um médium especificamente para essa função.

Mas todo e qualquer tarefeiro do centro pode (e deve) acolher um visitante em seu terreiro, com atitudes simples e leveza ao lidar com o outro.

À começar pelo sorriso! O sorriso é um início bem sucedido do envolvimento de um assistido com a casa. Ao sorrir, você está acolhendo e recepcionando o visitante de modo agradável. Diga sorrindo: "Seja bem vindo e fique a vontade!"

Fale pouco e ouça mais: Lembre-se que você faz parte de uma religião de doação! Doe um pouco do seu tempo para ouvir às aflições do assistido que procura sua casa. Ouvindo, você ainda pode ser útil encaminhando para o atendimento específico para o auxílio no problema que ele acabou de lhe contar. Não se envolva no problema ou caso que ele está lhe contando, deixe isso para as entidades que irão atende-lo.
Convide para os eventos, em caso de jovens ou pessoas mais antenadas, convide para ficar atento às redes sociais, enfim, convide o visitante para os eventos e o informe sobre o calendário de atividades. O estimule a convidar outras pessoas. Afinal, o objetivo da Umbanda é ajudar pessoas, certo?

E no caso dos curiosos, responda a eventuais dúvidas, informando, sucintamente, sobre a casa e as suas tarefas. Porém, caso as dúvidas se estendam para meras curiosidades, apresente a um responsável da casa (pai/mãe pequeno(a), dirigente, subdirigente, etc) e passe o visitante para quem saberá identificar e solucionar a curiosidade com educação. Educação sempre!

Saiba, também, reconhecer o momento de se afastar, pois todo mundo é diferente e alguns convidados podem apenas querer ficar em silêncio. Não ache que os visitantes mais reservados ou quietos não estão gostando ou não estão confortáveis. Algumas pessoas são mais reservadas por natureza ou naquele momento querem ficar introspectivas. Respeite isso!

Enfim, receba o visitante do seu terreiro com generosidade, simpatia, brandura e segurança. Seja um trabalhador envolvido e comprometido com a sua casa. Tenho certeza que os guias de luz irão vibrar com esse pequeno detalhe, mas que se torna grandioso perante a espiritualidade!

Raiane Carné

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. No quesito receptividade, só tenho elogios para vocês!
    Me senti sendo recebida por amigos queridos!
    Perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou muito encantada com o que leio e escuto através deste blog.
    Tenho um terreiro de Umbanda, cama-se Casa Branca de Oxala meu site é www.casabrancadeoxala.org. Me chamo Mãe Maria.
    Estamos em Lagoa Santa.Gostaria de me inscrever nosite de vocês.
    Fraternalmente, Mãe Maria.

    ResponderExcluir

Olá ! Fique a vontade para comentar, lembrando que acima de tudo respeito é bom e todos gostam ! =)

Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger